Micoses

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos.

Tipos:

– Candidíase: Micose causada pelo fungo Candida albicans. A candidíase pode ocorrer na região oral, vaginal, peniana, intestinal.

– Tinha: Micose caracterizada por manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam. As tinhas aparecem em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum as dos pés, como “pé-de-atleta” ou “frieira”. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo, formando uma placa com crostas, com coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região. A tinha do couro cabeludo pode passar de uma criança para outra.

– Pitiríase versicolor: é caracterizada por manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou da cor da pele, por isso o nome versicolor. Podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente aparecem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Também possui uma leve descamação e o paciente pode apresentar prurido. A pitiríase versicolor é mais comum em adolescentes e jovens, sendo que pessoas de pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose.

– Onicomicose: micose das unhas, tanto dos pés quanto das mãos. Caracteriza-se por alterações na cor da unha, descolamento, fragilidade, quebra, fendas e deformações.

O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser acompanhado por um médico dermatologista. Podem ser usadas medicações locais sob a forma de cremes, loções e talcos ou medicações via oral, dependendo da intensidade do quadro.

Dra. Camila Coutinho

Tratamento de Micose em Belo Horizonte