Dermatites

Dermatite Atópica

É uma doença inflamatória crônica da pele, que geralmente se manifesta na infância e pode estar associada a outras atopias como bronquite, asma e rinite.
O principal sintoma é a irritação da pele que se manifesta com lesões avermelhadas e descamativas. Geralmente, localizadas principalmente em áreas de dobras dos braços e atrás dos joelhos, mas que podem ocorrer em qualquer outro lugar do corpo.
O objetivo do tratamento é minimizar a coceira por ela provocada, a redução da inflamação da pele e, principalmente, a recorrência dos sintomas.

Dermatites de contato

É uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato, são elas:

. Irritativa: causada pelo contato com substâncias ácidas ou alcalinas, como por exemplo sabonetes, detergentes, solventes, desinfetantes ou outras substâncias químicas. Os sintomas podem aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador ou após sucessivos contatos.

. Alérgica: é uma reação do sistema imunológico do nosso corpo (que é o nosso sistema de defesa), quando a pele tem contato com uma substância. Este tipo de dermatite geralmente acontece no primeiro contato, porém pode acontecer um processo de sensibilização da pele após vários contatos.

Várias substâncias podem causar alergia, as mais comuns são látex, antibióticos, fragrâncias, níquel, cobalto, entre outras. Independentemente do tipo de dermatite de contato, os sintomas são semelhantes e evoluem com prurido e irritação na pele.

O diagnóstico é clínico, porém a identificação da substância que causa a dermatite nem sempre é fácil. O tratamento depende da gravidade do quadro e existem medidas de prevenção que devem ser adotadas pelo paciente para evitar recorrência da doença.

Dra. Camila Coutinho
Tratamento de Dermatites em Belo Horizonte